Palestra "As múltiplas faces da viagem"
No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Turismo, realizou-se, no passado dia 27 de setembro, uma apresentação denominada "As múltiplas faces da Viagem". Promovida e dinamizada pelo professor José Manuel Oliveira, Grupo 420, em articulação com a Biblioteca Escolar, a atividade decorreu no Auditório ESVV, das 11:50h às 13:20h e foi direcionada para as três turmas do Curso Profissional de Turismo.
Eis alguns dos testemunhos dos alunos envolvidos:
"Viajar é realmente uma das melhores oportunidades que temos na vida.
A palavra em si vai muito além do seu significado.
Viajar é conhecer novos lugares, culturas, sabores, viver novas experiências; serve para renovar energias e romper com a rotina. Mas, talvez que o principal e o melhor de viajar para um lugar seja conhecer a sua verdadeira beleza, a realidade muitas vezes encoberta ou vista de forma errada. E, com esta apresentação do professor José Oliveira, conseguimos perceber que muitas vezes temos uma ideia completamente errada e não devemos simplesmente julgar um país apenas pelo que ouvimos/conhecemos dos media, pois pode ser um local rico em muitos outros aspetos, embora não tão conhecidos, como os problemas sociais, culturais, entre outros.
Achei, realmente, uma apresentação muito interessante e cativante!"
Fátima Couto - 2.º N
"A apresentação de sexta-feira, dia 27 de setembro, foi muito interessante, pois o professor conseguiu mostrar-nos que podemos ir mais além, basta querermos. Gostei porque aprendi que, no planeamento duma viagem, devemos organizar e saber fazer as melhores escolhas para que tudo corra bem.
Viajar é algo que nos liberta. Conhecemos pessoas diferentes, estados, cidades, culturas e, deste modo, conseguimos abstrair-nos dos problemas do dia a dia e aproveitar cada momento que essa viagem nos traz.
Todos nós devíamos ter, pelo menos uma vez na vida, a possibilidade de viajarmos para nos podermos lembrar sempre desses momentos. "
Joana Carvalho - 2.º N
José Manuel B. L. Oliveira
Grupo 420, Escola Secundária de Vila Verde