terça-feira, 2 de dezembro de 2025

A BE da Escola Secundária de Vila Verde celebra a Restauração da Independência de Portugal

 No dia 25 de novembro, a Escola Secundária de Vila Verde (ESVV) iniciou a evocação do 1º de dezembro de 1640, data emblemática na história de Portugal.

O Grupo de História, em parceria com a Biblioteca, dinamizou um conjunto de atividades que visam promover a valorização da história e do património histórico nacional, envolvendo a comunidade escolar.

Na Biblioteca, decorreu uma exposição de cartazes do 25 de novembro, bem como, as alunas Cátia Gonçalves e Maria Inês Sousa, do 12º J, apresentaram aos colegas mais novos uma comunicação que versou o contexto histórico da União Ibérica e da Restauração, a 1 de dezembro de 1640. A apresentação envolveu turmas do 11º ano de Línguas e Humanidades e os grupos do 8º ano. A forma como o fizeram foi marcada pelo sentido de responsabilidade, competência de comunicação e compromisso com a Escola, conquistando a plateia com uma abordagem cativante.

Este momento reforçou a importância de conhecer e preservar a memória coletiva e a valorização da identidade nacional.

Com criatividade e dinamismo, as alunas conduziram uma viagem pelos acontecimentos que marcaram a nossa história: o desastre da Batalha de Alcácer-Quibir, a União Ibérica, a Restauração da Independência, em 1640 e o Tratado de Paz que pôs fim às hostilidades com a Espanha.

A ESVV expressa o seu agradecimento aos docentes das turmas que assistiram à sessão pelo apoio e colaboração, bem como aos alunos pelo excelente comportamento e pela recetividade demonstrada, fatores que foram determinantes para o sucesso desta iniciativa.














Uma Escola faz-se com todos!



sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Concurso Juvenes Translatores

No âmbito da edição 2025-2026 do Concurso Juvenes Translatores, promovido anualmente pela Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia, dois alunos do 12.º J, da Escola Secundária de Vila Verde, Maria Inês Sousa e Leonardo Román, representaram a instituição nesta iniciativa que distingue os melhores jovens tradutores da União Europeia.

O concurso, que envolve milhares de estudantes de escolas secundárias de toda a União Europeia, decorreu no dia 27 de novembro de 2025, sendo realizado em simultâneo em todos os Estados-Membros. Sob supervisão da professora bibliotecária, os participantes dispuseram de duas horas, das 10h00 às 12h00, para traduzir um texto a partir de uma das 24 línguas oficiais da UE para outra língua oficial à sua escolha.
Para a Escola Secundária de Vila Verde, a participação dos alunos Maria Inês Sousa e Leonardo Román constitui motivo de orgulho institucional.

Os alunos da ESVV optaram pela tradução do inglês para português.

A sua dedicação, empenho e espírito de iniciativa refletem a qualidade e o compromisso académico que caraterizam a comunidade escolar.

Independentemente dos resultados finais, é incontestável que estes jovens demonstram o potencial e a determinação que fazem deles parte do futuro promissor que a ESVV ambiciona construir!

Pela PB e Jornalista, Eliana Cardoso.









Uma Escola faz-se com todos!






quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Oficina Escrita criativa- Palavra em movimento

 

No dia 26 de novembro, a turma do 10º B, usufruiu, de uma aula de Português, muito especial, em colaboração com a sua professora, Felismina Pereira e em articulação com o PAA da BE, na atividade denominada Oficinas- Palavra em Movimento onde, mensalmente, a professora/escritora, Casimira Faria, desenvolverá Oficinas de Escrita Criativa para todos os ciclos de ensino. 

 

Cordialmente,

A BE e do Tangível ao Intangível.












Uma escola faz-se com todos!


terça-feira, 11 de novembro de 2025

Maratona de Cartas

 

No âmbito do PAA da Biblioteca Escolar, e em articulação com o projeto da Educação para a Cidadania, mais uma vez, colaboramos com a Amnistia Internacional na divulgação da atividade Maratona de Cartas.
Até 31 de dezembro de 2025, estas quatro pessoas e movimentos precisam da nossa ação urgente: Sonia Dahmani; Guerreiras pela Amazónia; Ellinor Guttorm Utsi e a família de Unecebo Mboneti.
Toda a comunidade escolar pode e deve participar. Para o efeito devem assinar as situações que entenderem (uma, duas ou todas) acedendo ao link: https://www.amnistia.pt/peticao/maratona-de-cartas-2025/
A comunidade escolar deve utilizar o código 4730-781 atribuído à escola para o concurso escolar. Quantas mais pessoas assinarem e inserirem o código, mais possibilidades temos de ganhar o concurso e participarem num EVENTO EXCLUSIVO DA AMNISTIA INTERNACIONAL.
Participa e ajuda a salvar vidas!





Uma Escola faz-se com todos!

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

A Biblioteca Escolar, da Escola Secundária de Vila, durante todo o mês de outubro, dinamizou o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (BE), implementando atividades para todos os níveis de ensino, de leitura, escrita e cultural com o mote Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias.






Uma Escola faz-se com todos!

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Dia da Biblioteca Escolar

 No dia 27 de Outubro comemora-se o DIA da BIBLIOTECA ESCOLAR!

Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias foi o mote para o MIBE.
Continuamos a pensar o que a imagem diz...








Uma Escola faz-se com todos!


quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Projetos Biblioteca Escolar 25-26

Novo ano letivo, novos projetos e outros de continuidade.

Um EXCELENTE ano letivo para todos!





Uma Escola faz-se com todos!

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)

 Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas uma estrutura vital nas escolas.

Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na última segunda-feira do mês de outubro, em 2025, dia 27/10.
O mote para este ano é Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias.
Para o efeito, a equipa da BE, em articulação com grupos/departamentos, clubes, projetos e Artista residente elaborou um mês de atividades para todos os níveis de ensino.





Uma Escola Faz-se com todos!


terça-feira, 30 de setembro de 2025

Novidades da BE

 A BE, informa a comunidade educativa, que adquiriu um conjunto de novos títulos, para requisição, com todas as propostas dos seus utilizadores (alunos, professores e AO).






UMA ESCOLA FAZ-SE COM TODOS!

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Comunidade de Leitores

 No próximo dia 26 de setembro iniciamos o nosso primeiro encontro do projeto Comunidade de Leitores.










UMA ESCOLA FAZ_SE COM TODOS!

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Manifesto da biblioteca escolar

O Manifesto da Biblioteca Escolar IFLA-UNESCO 2025 é uma edição atualizada do antigo Manifesto da Biblioteca Escolar IFLA/UNESCO: A biblioteca escolar no ensino e na aprendizagem para todos (1999).
A nova edição reflete as muitas mudanças na tecnologia, na sociedade e na educação, e representa uma ferramenta importante e útil para a defesa da educação inclusiva e de qualidade pelas bibliotecas escolares.



Tradução: Rede de Bibliotecas Escolares, Portugal



                                                                              Uma Escola Faz-se com todos!

Prioridades BE 25-26- Lema transversal: Conhecer & conviver: biblioteca, espaço de bem-estar.

Lema transversal: Conhecer & conviver: biblioteca, espaço de bem-estar


O bem-estar é hoje reconhecido como uma dimensão essencial da qualidade educativa, tendo o equilíbrio físico, emocional e social impacto direto na aprendizagem, na saúde mental e no desenvolvimento global dos jovens.


...Em tempos de acelerada transformação, marcados pela instabilidade geopolítica, pela emergência climática, pelas rápidas mudanças tecnológicas e pelo aumento do mal-estar emocional entre crianças e jovens, 2025-2026 traz às escolas grandes desafios.

Neste cenário, as bibliotecas escolares reafirmam o seu papel estruturante na promoção das literacias, da equidade, dos valores democráticos e do bem-estar, oferecendo ambientes de aprendizagem seguros, acolhedores e significativos, propícios à construção do saber em liberdade, diálogo e pertença.

Assim, em 2025-2026, as bibliotecas escolares atentarão especialmente nos domínios de intervenção seguintes:

Leitura, escrita e oralidade: para aprender e participar;
Media e informação: para responder aos desafios do digital;
Humanismo e interculturalidade: para promover a empatia e a paz;
Infraestrutura física e digital: para garantir eficácia e inovação.




Uma Escola Faz-se com todos!



quarta-feira, 9 de julho de 2025

Projeto Todos juntos podemos Ler- Nesta Escola todos leem!

Foi apresentado, no painel das boas práticas das VI jornadas das Bibliotecas, pela PB, a boa prática referente ao projeto Todos juntos podemos Ler- Nesta escola todos leem!

Aqui fica o pequeno resumo do trabalho realizado neste ano letivo!

Uma Escola faz-se com todos!






 


VI Jornadas Interconcelhias de Bibliotecas

 


quarta-feira, 11 de junho de 2025

Dançando com a diferença

 

No passado dia 6 de junho, a Biblioteca Escolar (BE), em articulação com o artista residente, João Ventura, a companhia de teatro Dançando com a diferença, o Projeto Cultural das Artes e a autarquia apresentou uma coreografia aberta à comunidade escolar, realizada no âmbito de uma Residência Artística de Dança Inclusiva, desenvolvida durante toda a semana na escola com o título Coro de mudança.

Para a concretização desta residência participaram os alunos do 1.º M, algumas disciplinas do conselho de turma, os alunos da educação inclusiva e os professores da equipa EMAEI.

Também, em articulação com este grupo, a turma do 8.º G3 realizou duas sessões de trabalho numa Oficina de Dança Inclusiva designada 1=1, com a participação de professores e alunos.

No final, desta semana intensa de trabalho, todos os participantes avaliaram esta atividade como excelente pois permitiu desenvolver nos alunos as competências inerentes ao perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, tais como, O Aprender a conhecer, o Aprender a fazer, o Aprender a viver juntos e a viver com os outros e o Aprender a ser.

Mais uma fez, a BE agradece a colaboração e a articulação de todos nas suas iniciativas.

 







Uma Escola faz-se com todos!






Juvenes Translatores

 

No passado dia 4 de junho, os alunos Ariana Cunha e Tiago Franqueira, do 12.º F, receberam certificados, livros e ofertas promocionais como prémio de classificação da melhor tradução que realizaram no âmbito do Concurso Nacional Juvenes Translatores.

Parabéns a ambos!

 



Uma Escola faz-se com todos!

terça-feira, 3 de junho de 2025

Concurso de Poesia Dita

 No passado dia 30 de maio, os alunos da Escola Secundária de Vila Verde (ESVV) participaram com distinção no 3.º Festival de Poesia Dita, que decorreu no Auditório da EPATV – Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde. A iniciativa foi promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares, reunindo alunos de várias escolas do território para uma celebração da palavra dita, da leitura expressiva e da criação poética.


A ESVV esteve representada com duas participações assinaláveis. Na modalidade de grupo, o coletivo VerdEmCena  apresentou o poema A Revolução Adormeceu, integrado no projeto Carta ao Futuro, da autoria de João Ventura.

A interpretação esteve a cargo dos alunos:
• Lara Vilas Boas (12.ºB)
• Rita Araújo (10.º E)
• Luís Araújo (7.º G1)
• Rodrigo Araújo (9.º G1)

Na modalidade individual, a aluna Lara Vilas Boas (12.ºB ),deu voz ao poema Esta História Começa na Terra, também do projeto Carta ao Futuro, com uma performance marcada pela sensibilidade, força expressiva e maturidade artística.

As participações da ESVV foram profundamente elogiadas pelo público e pela organização, revelando o empenho dos alunos e o papel essencial da escola na promoção da literatura, da arte e da cidadania através da poesia.

A BE agradece e felicita todos os envolvidos – alunos, professores, bibliotecas e organização – por tornarem este festival num momento de verdadeira partilha e inspiração.







Uma Escola faz-se com todos!

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Concurso Poesia Dita

 


A Biblioteca Escolar, convida toda a comunidade educativa, a estar presente a partir das 21h, no auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde, no III Concurso de Poesia Dita de Vila Verde.

A ESVV será representada por alunos do 3.º ciclo e secundário, que integram o grupo de teatro VerdEmCena e o Artista Residente, João Ventura.

Vamos, todos, apoiar os nossos alunos e comemorar a POESIA!

 

Uma Escola faz-se com todos!

sexta-feira, 16 de maio de 2025

Dia da Europa

No dia 9 de maio comemora-se o Dia da Europa.


Para o efeito, Dinamização, pelos alunos do curso científico humanístico de ciências socioeconómicas, com a colaboração da biblioteca escolar, de uma exposição e de um concurso de frases sobre a União Europeia - “Diversidade e Inclusão: cidadania europeia num contexto de multiculturalidade" (tema dos clubes europeus 2024/2025) como contribuição para a formação e envolvimento dos alunos no projeto de construção europeia.

A equipa da BE agradece, mais uma vez, o trabalho articulado com esta estrutura.

Fica o registo,

Uma Escola faz-se com todos!