sábado, 27 de junho de 2020

O Melhor Estudante na UMinho




Experiência: Programa
O Melhor Estudante na UMinho

Antes de mais, vale a pena apresentar-me. Chamo-me Jorge Araújo, sou aluno do 11.ºI do curso de Línguas e Humanidades, e fui um dos 8 alunos da nossa escola que participaram no Programa O Melhor Estudante na UMinho, organizado pela universidade.
Vamos então recuar ao dia 18 de dezembro do distante ano de 2019. Depois de todo o processo de inscrição (simples, apesar de ter esperado ansiosamente os resultados para saber se havia sido aceite no programa que queria – indústria das línguas) e de ter decorado as linhas 2, 24 e 41 dos transportes urbanos, que passam perto da universidade (informação útil), estava pronto para o meu primeiro dia na UM. Quando cheguei às 8h30 à entrada do campus, ainda a tomar o pequeno-almoço enquanto olhava para os edifícios e me apercebia do problema que seria orientar-me ali dentro, fui surpreendido por berros atrás de mim. Depois de alguns segundos é que percebi que eram um grupo de caloiros que logo cedo faziam praxe, mas como ninguém à minha volta deu grande importância … eu continuei a comer.
Fomos rececionados no CP2 (a UM tem 3 complexos pedagógicos onde se dão aulas) onde nos foi entregue um kit de boas-vindas (informações sobre a universidade, os diversos cursos de licenciatura e mestrado, senhas para a cantina e a nossa identificação como participantes do programa) e, no auditório, fomos apresentados formalmente, o pró-reitor apresentou a universidade aos 250 estudantes,  e fomos direcionados para os respetivas escolas/institutos, no meu caso o ILCH (Instituto de Letras e Ciências Humanas). A partir daí decorreram as várias atividades das Línguas dirigidas pelo professor Fernando Alves, professor de Tradução e Inglês, e que nos recebeu com muita simpatia e paciência, sobretudo face às muitas questões, e que nos ensinou muito, até mesmo matéria de mestrado.  A primeira “aula” foi no ILCH mas as restantes decorreram no CP1. Aquilo que mais me posso orgulhar é de ter aprendido imenso, desde Técnicas e Truques de Tradução, Recursos Tecnológicos e Ferramentas de Tradução a Localização de Software e Tradução Audiovisual (Legendagem). Falámos sobre as profissões das línguas, futebol, filmes, animes, Avaliação da Qualidade de Tradução e, claro, a inesquecível simulação de uma experiência de Gestão de Projetos.
Mas nem tudo foi “aulas”. Pude conhecer “a cidade dentro da cidade” que é o campi de Gualtar, e que apesar de ser gigante, já sei os cantos à casa. Tivemos a oportunidade de almoçar sempre na cantina universitária e talvez aquilo que realmente seja importante é que… A COMIDA É BOA. Apesar de cada senha custar sensivelmente 2€ (nós tivemos senhas “especiais” =grátis), valem a pena visto que se come bem, tem-se sumo de laranja natural, sobremesa e dois pratos à escolha, desde bacalhau com natas, bife com batata frita, feijão, arroz de pato, etc. Além deste, têm um Grill e o Restaurante Panorâmico, se estiverem dispostos a pagar “um pouco” mais. Nos bares os snacks são baratos (as minhas amadas tostas-mistas custam apenas 0,8€) e têm, basicamente, de tudo. Conheci imensa gente, desde alunos do secundário que participavam no programa em diversas áreas, das línguas às engenharias, comunicação social, os simpáticos alunos de teatro e até uma aluna que quer seguir História;  aos alunos da Licenciatura de Línguas Aplicadas, aos quais tenho a agradecer muito, que são simplesmente fantásticos e que durante a sua própria aula me tiraram imensas dúvidas, desde o funcionamento da universidade, como são os professores, os testes, as dificuldades e a diferença do secundário, as camisolas de curso, as aulas e muito mais; e também uma aluna de mestrado.
Por fim, na sessão de encerramento, estivemos com o reitor, pudemos esclarecer as últimas dúvidas e conhecemos alguns alumni.
Apesar de o tempo não ajudar, as dificuldades dos transportes públicos, as inundações, o trânsito caótico, e chegar sempre a casa encharcado, posso garantir que foram 3 dias espetaculares, onde me diverti muito e que me permitiram conhecer todo o ambiente da universidade, de uma instituição de saber, multicultural, onde somos valorizados e onde aprendi muito. Foram três dias inesquecíveis! Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário