A BE, informa a comunidade educativa, que adquiriu um conjunto de novos títulos, para requisição, com todas as propostas dos seus utilizadores (alunos, professores e AO).
No Egipto as Bibliotecas eram chamadas "Tesouro dos remédios da alma". "De facto, é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa de todas as enfermidades e a origem de todas as outras". Jacques Bossuet
Funcionamento
terça-feira, 30 de setembro de 2025
sexta-feira, 19 de setembro de 2025
Comunidade de Leitores
No próximo dia 26 de setembro iniciamos o nosso primeiro encontro do projeto Comunidade de Leitores.
UMA ESCOLA FAZ_SE COM TODOS!
sexta-feira, 5 de setembro de 2025
Manifesto da biblioteca escolar
O Manifesto da Biblioteca Escolar IFLA-UNESCO 2025 é uma edição atualizada do antigo Manifesto da Biblioteca Escolar IFLA/UNESCO: A biblioteca escolar no ensino e na aprendizagem para todos (1999).
A nova edição reflete as muitas mudanças na tecnologia, na sociedade e na educação, e representa uma ferramenta importante e útil para a defesa da educação inclusiva e de qualidade pelas bibliotecas escolares.
Tradução: Rede de Bibliotecas Escolares, Portugal
Prioridades BE 25-26- Lema transversal: Conhecer & conviver: biblioteca, espaço de bem-estar.
Lema transversal: Conhecer & conviver: biblioteca, espaço de bem-estar
O bem-estar é hoje reconhecido como uma dimensão essencial da qualidade educativa, tendo o equilíbrio físico, emocional e social impacto direto na aprendizagem, na saúde mental e no desenvolvimento global dos jovens.
...Em tempos de acelerada transformação, marcados pela instabilidade geopolítica, pela emergência climática, pelas rápidas mudanças tecnológicas e pelo aumento do mal-estar emocional entre crianças e jovens, 2025-2026 traz às escolas grandes desafios.
Neste cenário, as bibliotecas escolares reafirmam o seu papel estruturante na promoção das literacias, da equidade, dos valores democráticos e do bem-estar, oferecendo ambientes de aprendizagem seguros, acolhedores e significativos, propícios à construção do saber em liberdade, diálogo e pertença.
Assim, em 2025-2026, as bibliotecas escolares atentarão especialmente nos domínios de intervenção seguintes:
- Media e informação: para responder aos desafios do digital;
- Humanismo e interculturalidade: para promover a empatia e a paz;
- Infraestrutura física e digital: para garantir eficácia e inovação.