Entre outras estratégias, um dos objetivos desta sensibilização passa pela transmissão desta mensagem de proteção e promoção dos direitos das crianças a cada criança e jovem do concelho, através dos professores, profissionais privilegiados nesta matéria. Assim, convida-se cada professor a usar o laço azul da campanha (entregue nos diferentes agrupamentos de escola) entre os dias 15 e 22 de abril, de modo a provocar o questionamento das crianças e jovens e estimular um ou mais momentos de abordagem ao tema, reforçando a relação de confiança e proteção.
O laço azul tem a sua origem em 1989, na Virgínia (EUA) quando uma avó, Bonnie W. Finney, atou uma fita azul à antena do seu carro para fazer, precisamente, com que as pessoas se questionassem, alertando para os maus tratos à sua neta, em que o azul representava a cor dos hematomas.
Conscientes de que existe, muito provavelmente, uma realidade escondida por detrás de uma realidade reportada, igualmente ou até mais danosa, a CPCJ de Vila Verde vem reforçar a importância de criar vínculos protetores entre adultos e crianças/jovens e entre os diferentes elementos da comunidade, que se pretende mais atenta e preventiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário