terça-feira, 20 de outubro de 2015

A Atualidade e Padre António Vieira

Quem disse que a História e a História da Literatura não interessam a ninguém? Pelos vistos dão jeito aos políticos nacionais que, nos últimos tempos, aplicam com toda a eficácia comunicacional, frases e aforismos do nosso tão querido  Padre António Vieira!
Aqui vão mais algumas para consulta dos que nos governam:



Sobre os povos e o governo dos povos

Nós somos o que fazemos. O que não se faz não existe. Portanto, só existimos nos dias em que fazemos. Nos dias em que não fazemos apenas duramos.

Dizem que temos valor (os portugueses), mas que nos falta dinheiro e união; e todos nos prognosticam os fados que naturalmente se seguem destas infelizes premissas. - Cartas
 
Os governos são para fazer bem com o pão próprio, e não para acrescentar os bens com o pão alheio - Sermões

O Janelas de Vidro parece culto. E é! De qualquer forma, cedemos à tentação e fomos consultar  O Citador que é o maior site de citações, frases, textos e poemas genuínos e devidamente recenseados em língua portuguesa. Desde o ano 2000 que o Citador recolhe conteúdos diretamente das fontes bibliográficas, sem recorrer a cópias de outros sites ou contributos duvidosos a partir de terceiros. Embora diga que tem atenção aos Direitos de Autor, não identifica a obra em que se enquadram todas as frases que citamos! Desafiamos os professores de Português a fazê-lo!



Sem comentários:

Enviar um comentário