segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A AMIGA GENIAL NA COMUNIDADE DE LEITORES



No dia 2 de Outubro reiniciaram-se, mesmo a tempo para comemorar o mês internacional das Bibliotecas, as sessões da Comunidade de leitores da ESVV. O livro, escolhido ainda no ano letivo anterior, foi A amiga genial, de Elena Ferrante. Foi logo lançada a questão da autoria, que tem sido abordada na imprensa: com efeito, a identidade da autora é desconhecida. Autora ou autor?, foi a questão levantada por uma das leitoras. Nós aqui na Comunidade aceitamos os textos tal como eles se apresentam, daí que tenhamos abandonado essas dúvidas. Ainda assim, de acordo com outra leitora, só uma mulher poderia ter descrito assim certos pormenores da vida da protagonista.
A amiga genial é um romance de formação, no sentido em que mostra o crescimento de duas meninas napolitanas, Lina e Elena, no imediato pós-guerra.
Como frequentemente sucede na Comunidade, houve quem gostasse muito e quem gostasse menos. Foi comummente apreciada, e debatida, a relação entre escola e promoção social. De facto, várias – quase todas – as leitoras tinham tido uma experiência semelhante durante a sua escolaridade. Das muitas pessoas que tinham frequentado a escolaridade básica, poucas tinham prosseguido estudos. Muitos eram os chamados, poucos os escolhidos. Foram levantadas questões interessantes, desde a influência determinante da professora do 1.º ciclo (como aliás sucede em A amiga genial), à frequência do seminário por parte de muitos rapazes.
Mas paro por aqui: não quero ser, como dizem os meus alunos, “spoiler”. Leiam o livro. Leiam-no por prazer, como fez a G.C. Todas as leituras são lícitas… porque não o seriam?
Aliás, o prazer do texto, ou das leituras do texto, fica patente nas fotografias que nos tiraram.

Sem comentários:

Enviar um comentário