sexta-feira, 14 de julho de 2017

JORNADAS DAS BIBLIOTECAS

É preciso amar muito as bibliotecas e acreditar no seu poder transformador para continuar atento às intervenções dos oradores!!! Um calor abrasador atravessa os auditórios, mas nós, professores e funcionários, avançamos de leque em punho! Os percursos literários, como o de Caldelas, retemperam-nos as forças.
Balanço muito positivo destas jornadas. Parabéns à organização.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Workshop Teatro Fórum

Professora Ana Cristina Oliveira, coordenadora do grupo de teatro VerdEmCena em ação nas II Jornadas das BE de Amares, Vila Verde e Terras do Bouro.

Fica aqui um pequeno registo deste tão maravilhoso momento de Aprendizagem!






Obrigada!

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Poema para a vida

Neste final de percurso aqui fica um poema para os alunos que terminam mais um ciclo de vida!
Nós, equipa da Biblioteca, estaremos aqui para vos apoiar e ajudar.
Parabéns pelo término desta etapa e muitos sucessos durante a vossa vida futura!

A equipa da BE


segunda-feira, 5 de junho de 2017

50 anos do Sargento Pimenta

Resultado de imagem para sargent peppers lonely hearts club band
Parece mentira mas o Sargento Pimenta já faz 50 anos! Quem diria... Mas é daqueles que rejuvenescem com a idade, tal é a consistência da sua juventude. Para os mais distraídos, refiro-me ao disco (álbum, LP, Longa Duração, como se chamava na altura) Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band , oitavo álbum de estúdio da banda britânica de rock The Beatles. Lançado a 26 de maio de 1967 no Reino Unido e a 2 de junho nos Estados Unidos, tornou-se imediatamente um enorme sucesso comercial e crítico, pela sua inovação na produção musical, escrita e design gráfico, e por criar uma ponte que une a música popular e a arte. Desde o design da capa, aos novos sons e técnicas de mistura,  era, ainda, uma excelente representação musical da geração do seu tempo e da contra-cultura contemporânea. 


 FAZ DUPLO CLIC E ENTRA NO MUNDO PSICADÉLICO DOS BEATLES:

 

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Leituras Encenadas de Felizmente Há Luar! de Luís de Sttau Monteiro,


A propósito da apresentação, no dia 3 de maio de 2017, das …

 

… Leituras Encenadas de Felizmente Há Luar! de Luís de Sttau Monteiro,

pelos alunos da turma B do 12.ºB,

no âmbito do projeto,

ESVV – (a) Ler para Ver mais longe…

 

 

            “A ESVV tem sido protagonista de acontecimentos que deixam a gente de boca aberta e com o coração repleto de amor...

            Que orgulho, que emoção ao assistir às leituras destes alunos! Alguns foram meus alunos no ano transato e a outros apoiei-os para exame também no ano passado. Espetacular o que estes jovens são capazes de fazer, que espanto senti por conhecê-los noutro contexto e ver como são poderosos em versatilidade.

            Lamechas, como sempre, senti-me toda arrepiada. Lindo de morrer! Valentes atores! Parabéns às storas acompanhantes do processo, e estas que me desculpem, mas mais, muito mais para os nossos queridos alunos. Amei... brilhante... Bem hajam todos...”

                                                                                                          Orlanda Gonçalves

 

            “O trabalho do grupo foi fantástico. A prova disso foi a atenção contínua dos presentes. Os papéis foram bem entregues e bem representados, com leituras audíveis e com as pausas e ritmos necessários para a boa compreensão. Realço alguns atores/leitores com garra, dedicação, talento e saber estar, que dignificaram o trabalho apresentado.

            O espaço foi o possível e nem sempre é o melhor para estas atividades, dado a sua pequena dimensão. Contudo, os intervenientes souberam-no aproveitar ao máximo e tirar o melhor partido. Parabéns! Não podemos apontar defeitos, pois uma ou outra pequena falha deve-se a fatores externos e que não podemos aqui apontar como falhas. Parabéns, mesmo, e continuem!

                                                                                                                      Abel Martins

 

 

“Gostei. Teve um crescendo de entrega à causa que conseguiu captar atenção do público e criou um clima entre os atores de auto confiança. Parabéns pelo trabalho realizado e que implicou a leitura da obra e a sua compreensão e ainda algo que ficará na memória de cada um - A EXPERIÊNCIA VIVIDA! Obrigada pelo convite para estar presente.”

                                                                                                                      Luísa Araújo

terça-feira, 9 de maio de 2017


Pensamento do mês de maio

 

Que o nosso coração seja a luz do mundo.

Não o ocultemos com a nossa mente.

 

                                         Mooji

segunda-feira, 8 de maio de 2017

SARAU DA ESCOLA

SARAU é termo que pouco se usa nos nossos dias... No meu tempo de estudante, era nos saraus que se revelavam os talentos escondidos (na verdadeira aceção da palavra, já que estes, nervosos, aguardavam a sua chamada ao palco, por detrás dos cortinados pesados dos anfiteatros dos liceus).
Hoje em dia há os concursos de todo o tipo de talentos nos muitos canais por cabo. Em jeito de apontamento nostálgico, aqui fica a minha última participação(e quase ÚNICA) num sarau, como artista, claro. O sarau da nossa escola. Agora, já como professora. Devo confessar que, para grande pena minha, nunca tive grandes talentos artísticos. Mas estamos sempre a tempo de sarauzar (o termo não existe mas é giro!)...

Fase Intermunicipal do Cávado do CNL

Os alunos do 9.º, 12.º anos e o grupo de teatro VerdEmCena da ESVV participaram na 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
A todos os alunos (as) parabéns pelo seu desempenho.





segunda-feira, 1 de maio de 2017

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

É verdade! Como as imagens documentam, a nossa escola foi invadida por militares. Chefiados por um novo Salgueiro Maia, recriámos dois momentos fundamentais na revolução que restaurou a democracia em Portugal, após 48 anos de limitação das liberdades. Foram eles: o discurso deste Capitão de Abril à saída de Santarém, convidando os seus homens a aderir ao golpe militar ou a ficar no quartel. Num segundo momento, vemos Salgueiro Maia a dialogar com o então Presidente do Conselho, Marcello Caetano, convencendo-o a entregar o poder aos revoltosos.

Para que o amor à democracia e à liberdade sobrevivam nestes conturbados tempos, ABRIL será sempre um exemplo.


sexta-feira, 7 de abril de 2017

ainda espólios, ainda afetos


“Esta última 5.ª-feira, tal como as outras sessões de leitura de histórias pessoais, foram momentos sinceros de partilha, momentos em que alguns ousaram mostrar um pouco de si, de uma forma muito simples, com a força que só as coisas simples podem ter. Foram também, por isso, momentos inspiradores, porque, de alguma forma, nos acabamos por identificar e por nos deixar tocar. Confesso que a história da Joana foi das mais bonitas, e não contive umas quantas lágrimas que teimaram em cair. Estou-te muito grato, Joana, porque me tocaste fundo.”

Pedro Martins

e ainda outro livro....


"Eu adorei..

A “estória “ da Joana Soares emocionou-me até às lágrimas - conheço-a bem como também conheci sua avó. Ter ficado órfã de mãe em tenra idade deixou-me muito mais frágil e sinto a dor dos outros como se fosse a minha. É verdade que também me afeiçoei à miúda enquanto aluna e a quem acompanhei como professora e diretora de turma, no início do seu percurso secundário, aqui, na ESVV.

Relativamente ao escritor, Rui Sousa Basto, identifiquei-me com a sua história e gostei muito.  Também eu vivi com muitas dificuldades e privada do muito que outros já tinham na altura.

Em suma, valeu ter-me levantado mais cedo, ter deixado o meu amor sozinho, ter ido de manhã, propositadamente, para a escola, ter feito as “landinhas”, enfim, tudo!...

Obrigada pelo teu, sempre certo, carinho.

Orlanda Gonçalves

 

mais um livro, mais um espólio


“Esta atividade, a que no início não dei a devida importância, é qualquer coisa de extraordinário. Agradeço-te do coração por teres tido a sagacidade que nos tem proporcionado todos estes momentos deliciosos. Quanto à passada quinta, não cheguei a tempo de ouvir a aluna. O que é que posso dizer sobre o relato do escritor? Ao partilhar connosco um episódio íntimo e bem guardado da sua caixa de memórias pessoais conseguiu, naqueles escassos minutos entre dois toques de campainha, transportar-nos para um tempo suspenso de meninice, de descobertas e de inocências, e invadir-nos de uma maravilhosa sensação de bem-estar!"

 Isabel Costa

UM LIVRO, UM ESPÓLIO DE AFETOS


... uma atividade que partiu das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas, celebrado em Outubro.

E, assim, tal como o "Natal", que "é quando um homem quiser" (ARY),

"O Mês Internacional da Biblioteca" também o tem vindo a ser!

De semana em semana, fomos contando com várias-preciosas-singelas-estórias, que nos foram falando desse atrevido-perigoso-e-muito suspeito envolvimento com LIVROS!!!

Eis algumas das impressões que nos têm feito chegar:

“As minhas impressões?...

Só que eu não tenho jeitinho nenhum para escrever e muito menos  passar sentimentos para o papel - sou muito embrulhada!

Mas não me sinto bem recusar um pedido de uma amiga de quem gosto tanto e que tem umas iniciativas muito interessantes.

Quanto à Joana Soares e ao seu testemunho, tocou-me de facto. Tocou-me por ser a Joana, a aluna que aprendi a conhecer, e pela coragem que mostrou ao “despir-

-se” para nós! Enquanto a Joana ia proferindo as suas palavras, eu ia sentindo os meus olhos ficarem húmidos… emocionei-me - não será já suficiente?”


Beatriz Barbosa - BB…está bem, não será a Outra, mas também é um espanto!

segunda-feira, 3 de abril de 2017

https://www.rtp.pt/play/p2850/e281109/os-dias-da-historia

Quem disse que a Antena 2 é uma "seca"? Experimentem ouvir, para iniciar as vossas incursões no mundo da música erudita, os programas que abordam temáticas variadas, por exemplo, a História. No programa para o qual vos remeto no link acima, Os Dias da História,
Os Dias da História
comemora-se, todos os dias, um evento histórico. Hoje, 3 de abril, por exemplo, lembra-se o Tratado de Cateau-Cambrésis? Já ouviu falar?
 
1559, 3 de Abril - O Tratado de Cateau-Cambrésis implicou o abandono das possessões francesas em Itália, excetuando-se Turim, Saluzzo e Pignerol.

sexta-feira, 17 de março de 2017

Clube Europeu - O Amor em várias línguas Europeias






O Clube Europeu da Escola Secundária de Vila Verde (ESVV), existente há 2 anos, participou na atividade alusiva à comemoração do Dia dos Namorados, celebrado no dia 14 de fevereiro, data com muita significância no nosso concelho, uma vez que um dos nossos ex-libris é o “Lenço dos Namorados”.
Neste sentido as turmas B do 8º ano e L do 11º ano colaboraram na elaboração de alguns painéis informativos/decorativos, tendo sido apresentado, entre outras coisas, “O Amor em várias línguas Europeias”, na escadaria principal da ESVV e Curiosidades e costumes de alguns países europeus, expostas na e com o cooperação da Biblioteca da ESVV.
A resposta da comunidade educativa foi muito positiva, suscitando interesses divergentes.