sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Magia na Biblioteca



Ver mais aqui

Oficina de teatro e apresentação de leitura encenada de poesia no Dia da ESVV

No âmbito da comemoração do dia da escola (12/02), decorreu no espaço da Biblioteca Escolar a apresentação do resultado final da oficina de leitura encenada de poesia de autores portugueses, desenvolvida em contexto de sala de aula, pela professora de Português do 10º H e coordenadora do grupo de teatro da ESVV, exibida a alunos de 9º ano do Agrupamento de Escolas de Prado, que nos visitaram.
A dinamização da atividade foi desenvolvida em contexto do grupo de teatro da ESVV, VerdEmCena, em articulação com os conteúdos programáticos da disciplina de Português na turma acima referida do 1º ano do Curso Profissional de Técnico de Comércio.
É de salientar que os alunos desempenharam os respetivos papéis com empenho, entusiasmo e sentido de responsabilidade, confirmando, assim, que a implementação desta metodologia promove uma postura mais ativa e consciente dos alunos perante o texto poético, bem como o gosto pela leitura e pelo teatro.
O ponto mais alto ocorreu quando alguns alunos da escola que nos visitou aceitaram o desafio de contracenarem com alunos do VerdEmCena. Os momentos que antecederam este ponto de interação divertida e pedagogicamente inquestionável, foram dedicados à explicitação de algumas técnicas de treino da voz e dos movimentos fundamentais a um melhor desempenho. A plateia esteve muito atenta e participou de bom grado nesta oficina de teatro, dinamizado com a mestria da coordenadora do VerdEmCena.
Perante a excelente adesão e o entusiasmo manifestados pelos alunos visitantes, a professora coordenadora do grupo de teatro lançou o desafio de uma espécie de intercâmbio entre as duas escolas, no sentido de dinamizar e promover oficinas de leitura encenada de poesia.
De salientar que o teatro tem o dom de cativar as melhores capacidades de comunicação, interação e partilha entre os alunos, mesmo aqueles que se assumem desmotivados para as aprendizagens.

 


BIBLIOTECA  é MAGIA!

Sem comentários:

Enviar um comentário