quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Plano de contingência da Biblioteca Escolar ESVV

Introdução

Este plano contempla as normas de organização, acesso e de gestão pedagógicas para a Biblioteca Escolar ESVV e decorre do plano de ação da escola para o ano letivo 2020/2021, face às orientações da Rede de Bibliotecas Escolares, com base nas normas da DGE e da DGS.

1.       Horário de funcionamento

·       8h 20m – 18h 30m

2.       Normas gerais de acesso à da biblioteca escolar

·       É obrigatório o uso de máscara e a higienização das mãos à entrada e à saída da biblioteca.

·       A entrada na BE faz-se pela porta principal do Bloco E (Receção), para os alunos residentes no Bloco A, e pela entrada de acesso à Sala de professores (sentido Auditório ESVV), no que concerne aos alunos residentes no Bloco B, sendo necessário respeitar a sinalética.

·       O atendimento é individual devendo os restantes utilizadores esperar pela sua vez, em fila indiana e de acordo com as regras de distanciamento.

2.1   Prioridades de acesso

·       A utilização do espaço da biblioteca está sujeita ao número de lugares disponíveis, podendo ser feita em livre acesso (uso autónomo). Apenas será permitida a permanência de 40 utilizadores, em simultâneo.

·       A utilização da biblioteca em grupo será, prioritariamente, feita em contexto de turma/grupo/tutoria/mentoria e por solicitação dos docentes. O espaço tem que ser previamente requisitado através do e-mail biblioteca@esvv.edu.pt  até 24 horas antes da atividade, devendo sempre ser especificado a hora, turma/grupo, número de alunos e equipamento a utilizar.

·       Os alunos, por indicação dos docentes à equipa da BE, podem usar o espaço da BE, em horário da sua mancha letiva para estudo, trabalhos, pesquisas, etc.

·       Os programas de tutorias e mentorias também poderão ser realizados no espaço da biblioteca, de maneira a que os alunos possam utilizar os seus equipamentos tecnológicos. Estes alunos estarão sempre acompanhados do tutor/mentor.

·       A biblioteca também oferecerá um conjunto de atividades para serem desenvolvidas em contexto de turma; estas atividades realizar-se-ão de forma concertada e articulada com os docentes.

·       No espaço da biblioteca, as mesas têm disponíveis o máximo de lugares, a fim de assegurar o distanciamento aconselhado (mínimo de um metro).

·       Na zona de lazer, os sofás são de utilização limitada, a fim de assegurar o distanciamento aconselhado (mínimo de um metro).

 

3.   Normas de funcionamento e de organização do espaço

·       Nos diferentes espaços da biblioteca, os utilizadores (quer seja em contexto de turma/grupo/tutoria/mentoria quer seja por acesso autónomo) sentam-se obrigatoriamente nos lugares indicados no balcão de atendimento, não podendo trocar de lugar nem de orientação da cadeira e/ou do sofá.

·       Os utilizadores não podem realizar trabalhos de grupo, estudo coletivo, e/ou a partilhar equipamentos e/ou documentos no espaço da biblioteca.

·       Só têm acesso ao fundo documental as assistentes operacionais.

4.     Normas de requisição/devolução do fundo documental/equipamentos

·       A requisição do fundo documental/equipamentos adscritos à biblioteca para uso na sala de aula deve ser feita pelos docentes, através do e-mail biblioteca@esvv.edu.pt. O material deve ser levantado e entregue na biblioteca pelo docente que fez a respetiva requisição.

·       Sempre que possível, a requisição para empréstimo domiciliário deve ser solicitada via e-mail biblioteca@esvv.edu.pt, até 24 horas antes do empréstimo. A renovação deve ser pela mesma via.

·       Sempre que um(a) aluno/a manuseia um livro/DVD e não o quer requisitar, deve deixá-lo no carrinho dos livros identificado com a palavra LIVROS/QUARENTENA ou, na sua falta, no balcão de atendimento. O(s) livro(s) escolhido(s) para empréstimo domiciliário são requisitados no balcão de atendimento.

·       Após utilização (consulta presencial e/ou empréstimo domiciliário) os documentos são devolvidos no balcão de atendimento e colocados pelos utilizadores na caixa disponibilizada para o efeito, para serem sujeitos a quarentena.

5.     Higienização e limpeza

5.1. Materiais/equipamentos/superfícies

·       Após utilização pelos utilizadores os equipamentos informáticos, mesas e cadeiras utilizadas são desinfetados.

5.2. Previsão de tempos para higienização e arejamento do espaço

·       Após cada utilização por uma turma/grupo haverá 10 minutos para que o espaço e equipamentos sejam desinfetados

·       Após manuseamento pelos utilizadores, os documentos (livros, revistas…) são colocados 48 horas de quarentena, sendo posteriormente a este período arrumados nas estantes.

6.     Arejamento/ Renovação/circulação de ar       

·       As (duas) portas da biblioteca estarão sempre abertas, assim como as janelas, de forma a garantir a circulação do ar.

 

 

                                                                                                                                                                                                                                         Vila Verde, 21 de setembro de 2020

                                                                                                      P’la Equipa da BE,

                                                                                             Maria José da Costa Ribeira

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