Visita à exposição comemorativa dos 450 anos da primeira edição de "Os Lusíadas", Luís de Camões
No dia 5 de dezembro, as turmas H, I e J de 11.º ano, acompanhadas pelo professor Horácio Magalhães e pela professora bibliotecária, Maria José Ribeiro, participaram na visita – Aula Deslocada - à exposição comemorativa dos 450 anos da primeira edição de "Os Lusíadas" de Luís de Camões, a obra maior que evoca os Descobrimentos portugueses e a epopeia lusitana. Essa atividade resultou da articulação entre a Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, no âmbito da disciplina de História A.
Além da exposição referenciada, as turmas puderam contactar com uma tradição cultural mexicana: um altar tradicional do Día de Muertos, elaborada pela comunidade mexicana em Vila Verde e Braga, que presta homenagem, entre outros, ao nosso poeta maior, Luís Vaz de Camões.
As visitas guiadas foram acompanhadas pelo bibliotecário, Dr. Emanuel Guimarães, e por elementos da comunidade mexicana.
Sobre a experiência, segue o testemunho dos alunos da turma I do 11.º ano:
“No dia 5 de dezembro, a turma 11.º I assistiu a uma apresentação com o objetivo de celebrar os 450 anos da publicação de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões.
Achamos a sessão muito interessante e didática. Tivemos acesso a muitas informações interessantes sobre a vida e obra de Luís de Camões. A exposição estava repleta de interessantes documentos históricos e objetos muito inusitados, que nunca pensamos que estariam relacionados com a obra.
No final, tivemos uma surpresa: três senhoras da comunidade mexicana de Vila Verde/Braga falaram-nos sobre a tradição do Día de Muertos. Gostamos muito. Ficamos muito gratos por podermos aprofundar a nossa cultura geral.”