quinta-feira, 30 de maio de 2024

Nesta Escola Todos Leem ... e Cantam!

                                         








No dia 29 de maio, durante a aula de Filosofia, a turma A do 11.º  (... ou o que dela restava!) "Bateu à Porta" do CAA e, numa dinâmica de cidadania  e de inclusão,  compartilharam  momentos de alegria, de música e de cantigas com os alunos com necessidades específicas. A experiência, que resultou da articulação entre o Grupo 910, a docente  Rosa Faria e  a BE,  foi tão gratificante que os alunos se comprometeram a repetir a experiência.

quinta-feira, 23 de maio de 2024

ESVV - a primeira escola bicampeã no Concurso Nacional da Maratona de Cartas

 








A Comunidade Educativa ESVV deu mais uma prova de solidariedade, empenho, dedicação e ativismo na defesa e promoção dos direitos humanos, mobilizando-se e mobilizando todos para participar na Maratona de Cartas 23/24.

 

Em todo este processo, a Biblioteca Escolar regozija-se por ter contado com a colaboração inexcedível dos alunos que abraçaram esta causa e que foram os principais dinamizadores da divulgação da mensagem Maratona de Cartas a toda a comunidade educativa. Foram eles: Amâncio Pedro, Beatriz Sousa, Fábio Huth, Fábio Pedro, Mónica Sousa (2.º M -ADM/CSD) e Tiago Franqueira e Yasmin Weber (11.º G). A ESVV foi, assim, pela segunda vez, vencedora, a ponto de termos conseguido angariar o maior número de assinaturas, a nível nacional, para a para a defesa dos 5 casos apresentados pela Amnistia Internacional, em 2023/2024: 2262 assinaturas.

No dia 23 de maio 2024, a ESVV recebeu uma delegação da Amnistia Internacional – Portugal, para a realização do Evento Público Maratona de Cartas, uma oportunidade única e perfeita para abordar questões de direitos humanos no contexto escolar. 

 

Por Carolina Torres Rocha, 10.º I

 No passado dia 23 de maio, tivemos a oportunidade de participar num evento marcante, que decorreu no auditório Dr. João Lobo, no âmbito da vitória da ESVV na Maratona de Cartas 2023/2024. 

Com dinamização da equipa da Amnistia Internacional Portugal e presença “online” da equipa da Amnistia-Brasil, participámos na apresentação, com partilha de sentimentos, de experiências e de ideias, em direto com a mãe de Pedro Henrique, caso da Amnistia que mais apoiantes recolheu em todo o mundo. Foi uma oportunidade única que, sem dúvida, enriqueceu o perfil de todos os participantes e ouvintes, não apenas como estudantes, mas também como pessoas.

A nossa escola celebrou a sua conquista, tornando-se a primeira escola bicampeã do Concurso Nacional da Maratona de Cartas, tendo recolhido 2262 assinaturas em toda a comunidade educativa, ganhando, assim, o prémio Escola Vencedora. Para a concretização deste feito, muito contribuíram alunos do 2.º M e do 11.º G, que "deram a cara" pela Maratona, divulgando-a porta a porta. No entanto, nenhum prémio nem conquista se comparam aos sentimentos que eu e muitos outros participantes experimentámos, ao ter a oportunidade de participar nesta atividade e ajudar alguém de um modo tão simples. Muniu-nos de força e de esperança, fazendo-nos acreditar de que todos juntos podemos ajudar muitas mais pessoas e combater muitas mais injustiças, como foi o caso de Pedro Henrique e como continua a ser o caso de D. Ana Maria da Cruz.

Sem dúvida,  esta ação constituiu uma experiência e uma partilha muito enriquecedoras, que me fez pensar que atividades e movimentos cívicos como estes deveriam ser alvo de muita mais atenção e empatia por parte de toda a população e não apenas da comunidade escolar.

O evento contou com uma organização excelente, e foi um bom momento passado com a comunidade escolar, as equipas da Amnistia, a mãe e a irmã de Pedro Henrique. A todos devemos um grande agradecimento, assim como a toda a equipa da escola que esteve por detrás da sua organização.

terça-feira, 21 de maio de 2024

"As Plantas na obra de Luís de Camões", pelo Professor Dr. Jorge Paiva

 










A palestra decorreu no âmbito da comemoração dos 450 anos da publicação de “Os Lusíadas” e do V centenário do nascimento de Luís de Camões. Aconteceu no dia 22 de maio de 2024, dia em que se assinalou o Dia Internacional da Biodiversidade.

Foi mais uma feliz oportunidade de termos connosco o Professor Jorge Paiva, um amigo de longa data da ESVV. A sessão terminou com um momento musical único - o poema "Verdes são os campos", interpretado pelo aluno Nuno Gonçalves, da turma I do 10.º ano.

Sobre a sua apresentação, demos a palavra aos alunos:

"O Professor Doutor Jorge Paiva abordou temas importantíssimos na ilustre apresentação de hoje, na ESVV. Foi, certamente, uma palestra com muito êxito. Com a junção de informações sobre a vida e obras de Luís de Camões, juntamente com conhecimentos enriquecedores sobre Botânica e, em geral, sobre as árvores, plantas e flores, nos proporcionou um precioso momento de novos conhecimentos e aprendizagens. Desta forma, conseguimos viajar entre séculos e países diferentes."  Lolita Cantal kalil, 10.º I.

          A atividade correu conforme o previsto, tendo-se cumprido os objetivos para os quais esta foi                  proposta. A adesão da comunidade  educativa foi um sucesso, bem como a atividade em si.                      Participaram 60 alunos e 6 docentes (8.º G2, 10.º E, 10.º I, 1.ºM -AP/TUR)