terça-feira, 11 de junho de 2024

Ler, escrever e ilustrar ... com Pedro Soromenho

A atividade, concretizada no âmbito dos projetos “Escola a Ler” e “Todos Juntos Podemos Ler /Nesta Escola Todos Leem”, foi promovida pelo docente Tiago Machado. Contou com a colaboração da equipa da BE e dos grupos 910 e 930.








 

"Ele chegou… já um pouco atrasado, ateste-se, ... ou teria sido apenas o nosso sentir(?), pois estávamos já todos sentados há algum tempo e muito ansiosos por vê-lo e ouvi-lo, ou seja, encontrá-Lo. Não é nada, não é nada, mas era um Escrito-Ilustrador-Contador que se disponibilizava a entrar na nossa biblioteca e a contar-nos histórias… e ilustrá-las também. Senão, para que serviria aquela gigantesca tela, forrada a papel de cenário, que plantaram à frente do “Pequeno Auditório” da BE?

E logo que ele começou, …encantou! Ficamos literalmente presos ao tom meigo e sereno da sua voz, ao seu sorriso único, aos seus modos pueris, às piadas com que nos surpreendeu. E, assim como quem não quer a coisa (expressão popular, mas que figura numa cantiga dos Trovante!), o Pedro conduziu-nos numa viagem encantatória, uma viagem de sonho pelas peripécias das várias histórias que escreveu (só algumas, diga-se, pois, até agora, publicadas tem 18!). Nessa viagem, calçámos as Galochas Vermelhas e ficamos a saber qual a cor da liberdade. Arre, outro atrevido poeta a imiscuir-se em nós(!). Não, afinal, era apenas um gato: Ninguém. Um gato diferente. Atrevido. Que, ainda assim, apetecia amar e encontrar… Não seja por isso: ele vagueia ainda pela Biblioteca Escolar ESVV, aguardando quem o queira mimar e levar para casa. Voando, não, pois essa façanha está reservada ao Pedro. Sim, ao Pedro Soromenho, cujo … O meu avô consegue voar. Tal como os nossos, cujas lembranças nos assaltaram em ondas de carinho, só em ouvi-lo.

Em sonhos, uma tarde muito bem passada, em que, tal como a Alice, viajamos para além da Tela, pela mão do Escrito-Ilustrador-Contador, Pedro Soromenho."

                                                                                                                               Maria José Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário