segunda-feira, 22 de julho de 2024

Biblioteca: o meu lugar preferido para criar e imaginar...

 Poema inédito criado por Fábio Pedro 

“Biblioteca

Não posso descrever a nossa,

Sem antes dizer o que é uma Biblioteca

Na definição tradicional, biblioteca é o local onde são guardados livros para o público ler, estudar, consultar tais obras.

 

Porque é que, quando falamos em Biblioteca, a primeira imagem que vem à nossa mente é “Livros”?

Eu também não sei…

 

Porém, a biblioteca é mais do que livros…

São histórias

Tocando nessa mesa eu tenho memórias

Eu poderia ficar aqui por horas

Lendo livros de histórias

 

Repito

A biblioteca é mais do que livros…

O que seria da biblioteca sem o leitor e o escritor?

Um armazém de livros.

Quando lidos, tornam-se vivos.

E os vivos não deixamos morrer…

Se temos livros, havemos de os ler

Ler e sentir prazer.

 

Ainda tenho muito, muito que dizer

Este não é só um lugar para ler, mas também de lazer.

 

Uma vez cá dentro, deixas de ser tu mesmo e te tornas parte da biblioteca

Te tornas na mesa

Na caneta

Até mesmo no artigo mais pequeno que cá está

Já procurei a paz em tantos lugares, mas paz como esta, acho que não há.

E se há, quem me dera encontrar.

 

Nesta biblioteca ninguém te vai incomodar

Pelo contrário

Se for possível, tentarão ajudar

Ajudar como me ajudaram a mim

A fazer o trabalho da escola

Ou até mesmo um livro à tua escolha

Uma vez a Dona Glória…

Não, essa é uma história para outra hora

 

Concluo dizendo…

Um muito obrigado

Porque nesta biblioteca sou abrigado

Não como foragido,

Mas como amigo

Biblioteca como esta, que te acolha

Huuummm,

Conto-vos isso numa outra hora…

Esta é a biblioteca da Escola Secundária de Vila Verde.

Biblioteca-por Fábio Pedro


1 comentário: