terça-feira, 24 de novembro de 2015

COMUNIDADE DE LEITORES - GALVEIAS

GALVEIAS E TODOS OS PLANETAS EXISTIAM AO MESMO TEMPO, MAS MANTINHAM AS SUAS DIFERENÇAS ESSENCIAIS, NÃO SE CONFUNDIAM: GALVEIAS ERA GALVEIAS, O RESTO DO UNIVERSO ERA O RESTO DO UNIVERSO.
José Luís Peixoto, Galveias, Quetzal, 2014

De memórias da ruralidade se falou na última Comunidade. Do pião aos bonecos de "maçãs de cuco", presentes na Casa do Brinquedo e da Brincadeira, às fotografias de Vilarinho da Furna antes da sua submersão. Recomendamos "a casa" (e não museu!) a visitar, ali para os lados da freguesia de Barbudo. Obrigada, diz a Comunidade, aos entusiasmados responsáveis (e mão-de-obra para todo o serviço) que tão bem nos receberam!
A lembrar os cheiros do campo, comeram-se pataniscas de bacalhau, ao mesmo tempo que se comentava a obra, dando conta, cada uma das Comunitárias, da sua visão do mundo: que reações químicas provoca a entrada de um meteorito na atmosfera terrestre? Produzirá um cheiro a enxofre? Que Portugal era aquele, onde gengibras desdentadas eram o melhor retrato da miséria e do abandono?
Do mundo rural para as problemáticas urbanas: a obra escolhida para o próximo encontro é ... O Jardim de Cimento, de Ian McEwan.
Boas leituras! 

Sem comentários:

Enviar um comentário