domingo, 8 de novembro de 2015

FALAR DE CANCRO

Mês de prevenção do cancro da mama
As alunas do Curso Técnico Auxiliar de Saúde (10.º G e 11.º L) andam muto ativas! Há tempos vieram duas dar-me, e aos alunos do 7.ºA, uma aula de que todos gostámos (os alunos gostaram mesmo muito… estávamos naquela fase de que eles não gostam muito: “Répétez après moi”…)
Como em outubro se comemorou o mês de prevenção do cancro da mama, as duas turmas, em colaboração com as professoras Alexandra Rocha e Valérie Tavares e em articulação com a Biblioteca, encheram um painel de mensagens que a todos interessa. Sim, a todos, pois o cancro da mama também afeta, embora em menor grau, os homens.
Deixo-vos aqui algumas mensagens inspiradoras:
«Que o laço rosa nos abrace e enlace nesta luta.»
«Cancro da mama não é uma data de validade.»
«As mulheres mais poderosas vão aderir a um outubro rosa.»
«Quem te avisa, tua amiga é. Faz rastreios.»
«Hoje somos todos mulheres. Hoje somos todos rosa.»
«Podes perder o teu cabelo, a tua energia, as tuas forças mas… não percas a esperança.»
Mas há mais, muitas mais. Vem à Biblioteca ler as outras mensagens, e não te esqueças que, embora o peditório para a Liga Portuguesa contra o Cancro tenha terminado no dia dois de novembro, podes sempre colaborar
·        associando-te à Liga;
·         fazendo um donativo (encontrarás indicações na página http://www.ligacontracancro.pt/);

·        pedindo aos teus pais para colocarem no quadro 9 do anexo H da declaração de  IRS o número de contribuinte da Liga: 500 967 768. Desta forma simples e sem encargos, 0,5% dos vossos impostos serão canalizados para a Liga, contribuindopara o desenvolvimento de programas de educação para a saúde, diagnóstico precoce do cancro, apoio ao doente oncológico e a investigação científica em oncologia.” Algo que a todos importa e interessa.




Sem comentários:

Enviar um comentário