segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Comunidade de Leitores na ESVV



Através da COMUNIDADE DE LEITORES da ESVV, tive o privilégio de ler o livro "O milagre segundo Salomé" cujo autor é José Rodrigues Miguéis.
A obra, composta por dois volumes, ficará na minha lista das leituras marcantes e inesquecíveis!
Contrariamente à maioria dos livros que me passaram pelas mãos, em que, inicialmente, há um esforço para atingir aquela etapa em que é a obra literária que nos comanda e nos impele a avançar, com esta, senti, de imediato, uma ligação afetiva às personagens e ao romance e suas temáticas paralelas.
Considero uma obra plena de sentido crítico, de contexto histórico, de abordagens porventura polémicas e reflexivas sobre as convulsões da Primeira República até ao aparecimento de novos paradigmas favoráveis ao surgimento do Estado Novo ou, ainda, sobre alguma familiaridade com convicções que fazem parte do nosso universo religioso.
A abordagem destas temáticas levaram-me à consolidação de "leituras" pessoais, a concluir que o distanciamento temporal não apaga a proximidade que a obra nos traz, quer no âmbito sociológico, quer no âmbito mais pessoal e intimista...
A obra tem um ritmo muito peculiar e a sua linguagem levou-me a recorrer, por vezes, ao dicionário, logo enriquecedora.
O seu conteúdo levou-me a interessar pela história, logo atrativa.
É uma obra insuflada de vida, logo recomendável.
Recomendável, pela transversalidade, a todos os homens e mulheres - aos de hoje e, estou certa, aos de amanhã...
E, afinal, o milagre, qual será?...
Um milagre ou o milagre dos milagres?...
Elisa Fernandes
Com certeza

Sem comentários:

Enviar um comentário