sexta-feira, 13 de março de 2015

AVÓS NA BIBLIOTECA DA ESVV


AVÓS E NETOS NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILA VERDE

 Os alunos da turma A do 8º ano de escolaridade convidaram os avós para um encontro na sua escola. A atividade decorreu a 25 de fevereiro e contou com a presença de um grupo de avós que prendaram os seus netos com histórias de vida, na primeira pessoa, que impressionaram e fizeram as delícias a alunos e professores.
Foi uma ação pedagógica enquadrada no projeto interdisciplinar da turma, “A Casa”, pretendendo-se atingir um conjunto de finalidades, das quais se destacam, o diálogo intergeracional numa perspetiva humanista de troca de saberes e afetos.
Os avós, acompanhados por alguns professores da turma, surpreenderam os alunos na sala de aula, tendo a possibilidade de conhecer as condições que, hoje, os seus netos dispõem na escola. Ficaram agradados com as ótimas condições de aprendizagem dos seus netos e fizeram algumas considerações sobre a precariedade das escolas do seu tempo de meninos.
Feita a visita à sala de aula, a turma teve o seu momento de recreio, enquanto os avós, acompanhados pela professora de História, fizeram uma breve visita às instalações da escola.
Chegado o momento da conversa com os avós, reuniu-se o grupo de alunos, avós e professores da turma, na biblioteca da escola. A expectativa deste momento sentia-se nas expressões dos adolescentes. Depois de uma breve apresentação dos avós e de um momento de poesia, seguiu-se o diálogo. Foi então que o João interpelou os presentes, questionando se, na sua juventude, a dieta alimentar incluía mais carnes brancas ou vermelhas. A resposta ouviu-se em coro: “que carnes! […], “não havia carnes, comíamos sopas de papas”. Houve alunos que insistiram: “então não criavam galinhas …?”. Pois, na verdade criavam, entre outros animais, mas eram para vender. O dinheiro fazia falta para comprar produtos que a terra não oferecia.
A conversa entre netos e avós continuou por mais de uma hora, despertando grande entusiasmo, surpresa, perplexidade e curiosidade nos jovens alunos. Foram contados episódios de vida singulares, que maravilharam os presentes, vividos num contexto histórico marcado por enormes dificuldades. Histórias, retratos de vidas, que os netos, com certeza, jamais esquecerão.
Por Fátima Couto, professora de História

Sem comentários:

Enviar um comentário