quinta-feira, 16 de abril de 2015

abril - mês da prevenção dos maus-tratos na infância



A CPCJ de Vila Verde distingue uma vez mais o mês de abril como o mês internacional da prevenção dos maus tratos na infância.

Entre outras estratégias, um dos objetivos desta sensibilização passa pela transmissão desta mensagem de proteção e promoção dos direitos das crianças a cada criança e jovem do concelho, através dos professores, profissionais privilegiados nesta matéria. Assim, convida-se cada professor a usar o laço azul da campanha (entregue nos diferentes agrupamentos de escola) entre os dias 15 e 22 de abril, de modo a provocar o questionamento das crianças e jovens e estimular um ou mais momentos de abordagem ao tema, reforçando a relação de confiança e proteção.

O laço azul tem a sua origem em 1989, na Virgínia (EUA) quando uma avó, Bonnie W. Finney, atou uma fita azul à antena do seu carro para fazer, precisamente, com que as pessoas se questionassem, alertando para os maus tratos à sua neta, em que o azul representava a cor dos hematomas.

Conscientes de que existe, muito provavelmente, uma realidade escondida por detrás de uma realidade reportada, igualmente ou até mais danosa, a CPCJ de Vila Verde vem reforçar a importância de criar vínculos protetores entre adultos e crianças/jovens e entre os diferentes elementos da comunidade, que se pretende mais atenta e preventiva.


Sem comentários:

Enviar um comentário