segunda-feira, 13 de abril de 2015

Concurso Nacional de Leitura - 2.ª FASE DISTRITAL - BRAGA

Ensino Básico – 3.º Ciclo

Foram selecionadas, pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, e como leitura obrigatória, as seguintes duas obras:


Título - A árvore das palavras
Autor - Teolinda Gersão

Editor - Sextante

Sinopse:
A árvore das palavras é um retrato de Lourenço Marques, antes da guerra colonial e já depois do seu começo. É um livro sobre o fascínio de África e da cultura africana, sobre a mistura e o choque de culturas e também uma história perturbadora sobre o paraíso que se converte em pesadelo. Um livro mágico sobre a infância, à qual não se pode voltar, a não ser através do milagre da literatura.







Título - A história do senhor Sommer
Autor - Patrik Suskind
Ilustração - Jean-Jacques Sempé

Editor - Sextante

Sinopse:

«No tempo em que eu ainda trepava às árvores, vivia na nossa aldeia, a uns dois quilómetros da nossa casa, um homem a quem chamavam senhor Sommer. Ninguém sabia qual era o seu nome de baptismo e também ninguém sabia se ele tinha ou não uma profissão. Mas embora pouco se soubesse sobre o senhor Sommer, toda a gente o conhecia, pois andava permanentemente de um lado para o outro. Podia nevar ou cair granizo, podia estar um temporal ou chover a cântaros, podia o sol queimar ou aproximar-se um furacão, sempre o senhor Sommer peregrinava como uma alma penada, atravessando a paisagem e os sonhos do narrador...»

Obs. Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, para leitura orientada na Sala de Aula - Grau de dificuldade III, 7º Ano de escolaridade







Sem comentários:

Enviar um comentário